O ano de 2009 não foi muito bom para os estudantes que decidiram matricular-se na Escola Estadual Lenita Fintes Cintra, enquanto os estudantes pensam em capacitar-se para um futuro melhor, alguns professores pensam em posições perante a sociedade e travam uma guerra na luta pelo o cargo de Diretor da referida Escola.
Segundo os estudantes da mesma, no lugar de bons modos, educação e postura perante à sociedade, estamos aprendendo como travar batalhas no âmbito profissional e educacional, no lugar de aprender-mos a respeitar o direito do outro, estamos aprendendo a disrespeitar as pessoas profissionalmente e pessoalmente. Pois é o que assistimos diariamente nos corredores e nas salas de aulas. Diante deste problema a GRE de Garanhuns publicou em Diário Oficial, portartia nº 6739 de 13 de Agosto de 2009, o afastamento da Diretora Dimpina Maria Cordeiro Gomes, acusada de irregularidades administrativas pelo o Prof. Júlio Felipe Calado Sabino, que também foi afastado, e aguardam conclusão do referido inquérito.
Enquanto isso, o Estado designou o Prof. Gleyton Agripino de Melo Macedo, para o cargo de Diretor temporário, até que sejam concluidas as investigações.