quarta-feira, 25 de março de 2009
GPCA vai investigar tentativa de adoção de bebê abandonado
A Gerência de Proteção a Criança e ao Adolescente (GPCA) vai investigar se há alguma irregularidade no provável processo de adoção do bebê encontrado na segunda-feira passada em terreno próximo à PE-180, em São Bento do Una, no Agreste do estado. De acordo com a delegada Lídia Barci, a gerência não vai permitir que a criança seja levada para São Bento do Una, indicando a transferência do bebê para uma casa abrigo na Região Metropolitana do Recife (RMR) até que a Justiça defina o destino do recém-nascido, após a alta médica do IMIP.A delegada adiantou que a polícia ouviu ontem os médicos do hospital, enquanto esta manhã, policiais da Delegacia de Belo Jardim vão colher os depoimentos de dois trabalhadores que teriam encontrado a criança.
Ainda segundo Lídia Barci, antes de ser liberar o bebê para a adoção devem ser esgotadas as possibilidades de reinserção da criança na família. A delegada acrescentou que vai apurar a informação repassada pelo Conselho Tutelar da cidade de São Bento do Una de que o município não teria abrigo e que o bebê ficaria com a guarda provisória de um casal inscrito em uma lista de adoção municipal. Segundo Barci, existe uma lista única em todo o estado e que deve ser obedecida como manda a legislação.
O recém-nascido, de 3,7 kg e 53 centímetros foi encontrado enrolado em uma bermuda, em um saco plástico aberto. O corpo ainda estava ligado a restos de placenta e apresentava escoriações no pescoço.
Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR, com informações da repórter Ana Paula Neiva
terça-feira, 24 de março de 2009
Bebê encontrado em lixão está internado no Imip
Está internado no Imip o bebê encontrado ontem abandonado em um lixão no município de São Bento do Una, Agreste do Estado. O recém-nascido, que pesa 3,7 quilos, foi encontrado dentro de um saco plástico e ainda estava com vestígios de placenta no corpo.
Após ser resgatado por policiais militares, o bebê foi levado para o hospital municipal de onde seguiu para o Hospital Jesus Nazareno, em Caruaru. Na noite de ontem a criança foi transferida para o Imip.
Da Redação do DIRIODEPERNAMBUCO.COM.BR
sábado, 21 de março de 2009
Lajedo se prepara para mais uma Paixão
COM INFORMAÇÕES DA Tribuna On Line
Em clima de grande expectativa, o elenco do Cristo Conosco - A Paixão de Cristo de Lajedo, já se prepara para mais uma edição do maior espetáculo teatral da cidade. Pois para este ano, o diretor Éverton Kelly, junto ao produtor e ator Antonio Marcos informam que no evento haverá avanços através de melhorias no espetáculo, tanto na inclusão de novas cenas, como também na modificação de alguns cenários. Segundo a direção do espetáculo, também está sendo planejada e providenciada melhorias nas acomodações para o público que irar prestigiar o evento durante os quatro dias de encenação.
Com um elenco de aproximadamente cento e vinte pessoas entre atores e técnicos, o espetáculo da Paixão de Cristo em Lajedo, já tem o reconhecimento de órgãos culturais do estado e vem se tornando um dos atrativos turísticos do agreste meridional. O evento teatral realizado durante a Semana Santa, vem aumentando a cada ano o número de visitas de pessoas oriundas de cidades circunvizinhas da cidade de Lajedo. “Teremos sem duvidas mais um grande e valioso espetáculo que narra “a historia do Deus que feito homem deu se deu para o bem da humanidade”. Comentou Antônio Marcos, ator que interpreta o Cristo.
Cristo Conosco - A Paixão de Cristo de Lajedo será encenada durante os dias 08 a 11 de abril no Estadio Clementino Lima as 19:30. Os ingresso serão vendidos ao preço de R$ 5.00.
Concursos Públicos em 2009
COM INFORMAÇÕES DA Tribuna On Line
Após as afirmações do Prefeito de Lajedo, Antônio João Dourado, de que será realizado ainda este ano o concurso público da cidade, através da um acordo com o Ministério Público de Pernambuco, criou-se a grande expectativa da criação de empregos definitivos na região. Pois antes mesmo de Lajedo, cidades como Calçado e Jucati já tinham confirmado a realização de seus respectivos concursos para este ano de 2009. Além da confirmação de Lajedo, Calçado e Jucati, especulasse a realização de concursos públicos também nas cidades de São Bento do Una e Jurema.
Em Calçado, a confirmação aconteceu no mês de junho de 2008, através da promotora, Izabela Maria de Miranda, que exigiu que o concurso público da cidade de Calçado devesse se realizar neste ano de 2009. Ela constatou no ano anterior a existência de pessoal contratado temporariamente para desempenhar funções próprias de servidores efetivos, contrariando o artigo 37 da Constituição Brasileira, que trata das regras gerais da administração pública. Na última gestão, existiam 95 pessoas com contratos temporários trabalhando na prefeitura, 49 destes admitidas através de uma seleção simplificada. O último concurso realizado para provimento de cargos no município já teve a validade expirada em 2002.A promotora Izabela Maria de Miranda ainda chegou a recomendar ao ex-prefeito Ivanildo que não admitisse mais nenhum contrato temporário que tivesse por finalidade realizar funções próprias de cargos efetivos. O descumprimento da recomendação pode ensejar uma ação contra o gestor de Calçados por ato de improbidade administrativa.
Já em Jucati, existe um acordo com o MPPE onde prevê a realização do concurso neste ano de 2009. Problemas quanto à contratação irregular de funcionários temporários para cargos públicos em Jucati, também foi o motivo que levou a promotora Isabela Rodrigues a firmar um termo de ajustamento de conduta com o município. A Prefeitura assumiu a obrigação de não realizar novas contratações em 2008, observando as exceções previstas em lei. Ainda ficou acordado que a dotação orçamentária para realização de concurso público em 2009 será incluída na lei orçamentária do próximo exercício. Isso porque a Lei de Responsabilidade Fiscal que proíbe ao gestor assumir obrigações que interfiram no orçamento da gestão seguinte.
A contratação temporária apenas é permitida em situações excepcionais, que exigem satisfação imediata e por prazo determinado, o que não se enquadra nos casos denunciados à Promotoria. De acordo com Isabela Rodrigues, a Prefeitura alegou que as contratações foram necessárias porque o número de candidatos aprovados no concurso anterior, de 2007, era insuficiente para ocupar as vagas previstas. Mesmo com a contratação temporária irregular justificada, a atitude fere as disposições da Constituição Federal, que só permite a investidura em cargos públicos através de concurso, salvo situações excepcionais. Caso o acordos não seja cumprido, as prefeituras serão multadas em meio salário mínimo por dia de descumprimento do termo.
Assinar:
Postagens (Atom)