
Do JC OnLine
Os cerca de 135 mil alunos matriculados no 1º ano do Ensino Médio de Pernambuco, da rede pública e privada, já podem se inscrever, a partir desta terça-feira (29), no Sistema Seriado de Avaliação (SSA) da Universidade de Pernambuco (UPE). As inscrições devem ser feitas, exclusivamente, pelo site da UPE até o dia 31 de agosto. O investimento é de R$ 40.
O Vestibular Seriado será realizado em três fases correspondentes aos anos do Ensino Médio. A avaliação acontece, obrigatoriamente, de maneira consecutiva, ou seja, as notas serão acumuladas por triênio. Caso o aluno reprove uma das séries, perde a chance de participar do SSA, ou então, pode optar por ter nota zero no(s) anos(s) anterior(s). O SSA visa preencher 20% das vagas disponíveis para todos os cursos de graduação da UPE do vestibular tradicional, por entrada e turno, em 2011, ano em que o aluno que inicou o processo em 2008 ingressa na instituição. Do total destes 20%, serão reservadas 20% das vagas para os cotistas.
A escolha do curso só será necessária na terceira fase da avaliação. O candidato que não obtiver a classificação no SSA poderá concorrer, normalmente, ao vestibular tradicional no final do 3º ano. "A intenção é que o estudante possa ir se auto-avaliando ao longo desses três anos (de Vestibular Seriado), contribuindo para uma melhor qualidade do Ensino Médio", disse o reitor da UPE, Carlos Calado.
As provas da primeira fase do Vestibular Seriado serão realizadas no dia 16 de novembro, enquanto o resultado está previsto para sair até o dia 31 de janeiro. (Confira o conteúdo programático nos links acima)
PROVAS - Na fase inicial, o fera responderá 56 questões, das quais sete de cada disciplina, sendo cinco de múltipla escolha e uma de verdadeiro ou falso. Além disso, haverá dois quesitos de sociologia e dois de filosofia. Na segunda fase, referente ao 2º ano do Ensino Médio, o candidato responderá 60 questões, das quais seis de cada disciplina, incluindo sociologia e filosofia.
O último ano do vestibular seriado será dividido em duas etapas (ou dois dias): o primeiro dia será no estilo "peneirão", com distribuição de questões iguais às da 2ª fase e o segundo será de matérias específicas. O fera que levar ponto de corte na primeira etapa, automaticamehte, estará excluído da segunda.
Confira o calendário do Sistema Seriado de Avaliação:
29 de julho a 31 de agosto - Inscrições da 1ª fase do SSA;
8 a 12 de setembro - Recebimento de solicitação de Regime Especial para as provas;
6 a 10 de outubro - Validação das inscrições e do Cartão Informativo;
16 de novembro - Realização das provas da 1ª fase;
Até 31 de janeiro - Divulgação dos resultados.

Nenhum comentário:
Postar um comentário