Augusto Cury

Apesar dos nossos defeitos, precisamos enxergar que somos pérolas únicas no teatro da vida e entender que não existem pessoas de sucesso e pessoas fracassadas. O que existem são pessoas que lutam pelos seus sonhos ou desistem deles.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Com 34,15 inscritos por vaga, medicina é o curso mais disputado na UPE


Os cursos da área de saúde estão entre os mais concorridos do vestibular 2009 da Universidade de Pernambuco (UPE). O primeiro lugar é novamente Medicina, com 34,15 candidatos disputando uma vaga. No último vestibular a concorrência foi de 28,67. Em segundo lugar está o curso de Enfermagem em Petrolina e Fisioterapia, também no Sertão.
Confira abaixo os dez cursos mais concorridos da UPE:
Medicina – 34,15
Enfermagem (Petrolina) – 22,60
Fisioterapia (Petrolina)– 21,20
Ciências biológicas (bacharelado) – 18,53
Administração – 18,42
Engenharia da computação – 17,10
Odontologia – 14, 36
Enfermagem (Recife) – 14, 32
Engenharia Mecânica/Mecatrônica – 12, 17
Engenharia civil – 11, 06

No total foram 33.391 inscritos, número bem maior do que no ano passado quando foram 29.374 inscritos. Para o reitor da UPE, Carlos Calado, o aumento da concorrência em Petrolina é resultado do crescimento econômico da região. “O pólo de Petrolina e Juazeiro é muito grande e isso faz com que os jovens do interior fiquem mais cientes da importância de um curso superior”, disse.
Neste ano, a UPE oferece 40 cursos e 3.480 vagas. No ano passado foram ofertadas 3.550 vagas. A redução ocorreu por conta da pouca demanda de dois cursos: Letras com habilitação em inglês, em Petrolina, que vai contar agora com uma entrada – e não mais duas - de 40 vagas e Administração em Salgueiro vai ter uma única entrada com 50 vagas.
A partir da próxima segunda-feira, os feras devem entrar no site da UPE e imprimir o Cartão Informativo (CI) – que contém os dados do candidato e é necessário para apresentação no dia da prova. Caso haja algum erro no CI, os vestibulandos devem solicitar as alterações na Comissão de Concursos da UPE (Conupe), que fica na reitoria da instituição (avenida Agamenon Magalhães, s/n, Santo Amaro), das 8h às 16h. Os candidatos que não moram no Recife podem solicitar as alterações pelo fax 3183-3753.
As provas serão aplicadas em etapa única, entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro. Uma mudança é que o fera não vai poder mais optar por francês como língua estrangeira. Isso porque no ano passado apenas 35 estudantes fizeram esta escolha. Se o fera esquecer de preencher a opção de língua estrangeira durante a inscrição, automaticamente espanhol vai ser o idioma da prova. No último vestibular, 48% dos vestibulandos escolheram inglês e 52% espanhol.

Com informações do repórter Edilson Segundo Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Nenhum comentário: