Augusto Cury

Apesar dos nossos defeitos, precisamos enxergar que somos pérolas únicas no teatro da vida e entender que não existem pessoas de sucesso e pessoas fracassadas. O que existem são pessoas que lutam pelos seus sonhos ou desistem deles.

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Vestibular do Cefet começa a inscrever hoje


Começam nesta segunda-feira (29) as inscrições para o vestibular unificado do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pernambuco (Cefet-PE). ). A seleção vai oferecer 3.060 vagas, 252 a mais do que no ano passado. Para a unidade Recife estão sendo disponibilizadas 2.434 vagas, outras 302 são para a Unidade Pesqueira e 324 para Ipojuca. O período de inscrições segue até 9 de outubro e as provas serão realizadas no dia 14 de dezembro. As inscrições acontecem exclusivamente através do site www.cefetpe.br.
A taxa custará R$ 20 para os cursos técnicos e R$ 40 para os superiores, exceto para os candidatos do Proeja, que não vão pagar inscrição. Diferente dos anos anteriores em que o pagamento da taxa de inscrição era aceito em todas as agências bancárias e casas lotéricas, neste ano só poderá ser feito no Banco do Brasil.
Para se inscrever no vestibular do Cefet todos os candidatos também vão precisar ter CPF próprio. Antes o estudante poderia utilizar o RG ou documento dos pais ou responsáveis. A nova medida visa acompanhar mais de perto o estudante depois que ele se formar.
Entre as mudanças do vestibular deste ano está a modalidade dos cursos oferecidos. Além dos cursos superiores, o aluno pode escolher entre o programa integrado (em que pode fazer o curso técnico paralelamente ao ensino médio), seqüencial (voltado para o aluno que concluiu o ensino médio e deseja fazer um curso técnico) e Proeja (cursos para jovens e adultos com mais de 18 anos, vindos de escola pública).
Disciplinas - A inserção de novas disciplinas no programa para os candidatos aos cursos técnicos seqüenciais também é uma outra mudança deste ano no Cefet. Além das provas de português e matemática, será exigida prova de física para os cursos de eletrotécnica, eletrônica, telecomunicações, edificações, mecânica, refrigeração, eletro eletrônica e automação industrial. Também será cobrada a disciplina de química na seleção para os cursos de química e segurança do trabalho. Biologia será obrigatório também para o curso de enfermagem.
O programa para os cursos superiores, técnicos integrados e proeja não sofrerá alterações.De acordo com o diretor geral do Cefet, Sérgio Gaudêncio, a medida foi um pedido da classe dos docentes que sentiam um déficit de ensino nos novos estudantes. "Os professores disseram que muitos alunos chegavam com uma base fraca nas matérias específicas aos cursos escolhidos. Essa é uma forma de preparar melhor o estudante e melhorar a qualidade do ensino", explica.

Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Nenhum comentário: