Tribuna Online
Os moradores de Caetés, Lagoa Grande, no Sertão, e em Pombos, na Zona da Mata pernambucana, voltarão às urnas no primeiro trimestre de 2009. Segundo o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), Jovaldo Nunes, os prefeitos eleitos não poderão assumir o cargo porque não tiveram seus pedidos de registro e candidatura deferidos pelo Tribunal Superior Eleitoral.
Os prefeitos eleitos não foram diplomados na cerimônia realizada na última quinta (18) e serão temporariamente substituídos pelos presidentes das Câmaras Municipais.
Tão logo o TRE tenha sua primeira sessão em janeiro, o pleno vai decidir o calendário eleitoral para esses três municípios. “Eles terão um prazo de até quarenta dias para realizar as eleições com todo o processo eleitoral”, explica o assessor do TRE, Orson Lemos.
REGIÃO METROPOLITANA
Em Araçoiaba, quem assume a prefeitura é o segundo candidato mais votado. “O código eleitoral determina que havendo um candidato indeferido com mais de 50% dos votos válidos, serão determinadas novas eleições. Em Araçoiaba, o prefeito foi eleito com 40%. Nesse caso, o TSE determina que o segundo candidato mais votado tome posse”, explica o assessor.
Quanto as diplomações dos mesmos. Em Araçoiaba, será diplomado o segundo colocado. Os prefeitos eleitos de Caetés, Lagoa Grande e Pombos serão temporariamente substituídos pelos presidentes das câmaras municipais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário