Augusto Cury

Apesar dos nossos defeitos, precisamos enxergar que somos pérolas únicas no teatro da vida e entender que não existem pessoas de sucesso e pessoas fracassadas. O que existem são pessoas que lutam pelos seus sonhos ou desistem deles.

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Campanha nacional de vacinação contra a rubéola começa neste sábado


Homens e mulheres com idades entre 20 e 39 anos devem procurar os postos de vacinação para se prevenirem contra a rubéola. O Ministério da Saúde montou uma megaoperação para a campanha nacional contra a doença, que começa neste sábado (9).
A estrutura para a campanha conta com 80 milhões de seringas e agulhas, 220 mil pessoas trabalhando, entre voluntários e servidores da saúde, dez aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), 41 mil carros e mais de 600 barcos. Em todo o país, 70 milhões de pessoas de ambos os sexos devem ser vacinados nos 70 mil postos de vacinação.
A rubéola é causada por vírus e transmitida pelo contato direto com pessoas infectadas através do ar, da urina ou sangue contaminados. Na maioria dos casos, os principais sintomas são febre, manchas avermelhadas, aparecimento de gânglios – conhecidos como ínguas – e dores no corpo, articulações e músculos.
De acordo com o Ministério da Saúde, nos últimos dois anos houve surtos de rubéola de forma dispersa em todo o país. Em 2007, foram registrados 8.407 casos, sendo 161 em mulheres grávidas o que resultou em 20 recém-nascidos com Síndrome da Rubéola Congênita, que causa cegueira, surdez, retardo mental, cardiopatias, entre outras seqüelas.
A única alternativa para conter o avanço de casos e surtos é a vacinação indiscriminada de homens e mulheres. O alvo principal é a população de sexo masculino. Ainda segundo o Ministério, a faixa etária mais atingida é a de 20 a 34 anos de idade e 70% dos casos confirmados ocorreram entre os homens.
No Recife, a meta é vacinar 509.824 pessoas, o que representa 95% da população adulta. Para se vacinar, a pessoa deve levar ao posto o documento de identificação, a exemplo do RG, ou o cartão de vacinação.
As mulheres grávidas, sobretudo nas primeiras 12 semanas de gestação, não devem receber a dose, devido aos riscos que pode causar ao feto. Já para as que estão amamentando, não há nenhuma restrição.
Em Pernambuco, são cinco mil postos de vacinação. Quem estiver com febre, a recomendação é aguardar para receber a vacina. A campanha segue até o dia 12 de setembro.

da redação do pe360graus.com

Nenhum comentário: