Augusto Cury

Apesar dos nossos defeitos, precisamos enxergar que somos pérolas únicas no teatro da vida e entender que não existem pessoas de sucesso e pessoas fracassadas. O que existem são pessoas que lutam pelos seus sonhos ou desistem deles.

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Método cirúrgico inédito no Nordeste é apresentado hoje

Um método de ponta para cirurgia do tratamento do câncer de laringe é apresentado nesta quinta-feira para cirurgiões de cabeça e pescoço da rede pública do Estado. O procedimento, que poderá futuramente ser oferecido pelo SUS, é chamada de cirurgia transoral com laser de CO2. Quem vai fazer a apresentação do método é o médico alemão Wolfgang Steiner, professor da Universidade de Gottingen, com acompanhamento de 12 cirurgiões do Hospital do Câncer e do Oswaldo Cruz, duas unidades com capacidade técnica para disponibilizar o procedimento.
De acordo com o laringologista e cirurgião de cabeça e pescoço Jorge Pinho, do Memorial São José, a cirurgia a laser é bem menos agressiva, pois evita a traqueostomia (abertura de um orifício na traquéia, para a passagem de uma sonda). O médico também afirma que os resultados obtidos são melhores, uma vez que o laser atinge apenas a parte cancerígena nas cordas vocais, com cauterização imediata, o que afasta o risco de sangramento.
Como o procedimento é menos intrusivo, o paciente pode receber alta em até 24h com a cirurgia a laser. No método cirúrgico tradicional, a internação pode durar 15 ou mais dias.
Para realizar o procedimento, são necessários equipamentos de laser – que custam em torno de US$120 mil - microscópio computadorizado (aproximadamente R$800 mil) e cadeiras especiais. Em um hospital no exterior, o valor cobrado pela operação varia entre 5 e 10 mil dólares. Hoje, nenhum estado do Norte-Nordeste disponibiliza essa operação especializada pelo sistema único.
Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), indicam que o câncer de laringe representa 25% dos tumores malignos da cabeça e pescoço. Dois terços desses tumores atingem as cordas vocais.

Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Nenhum comentário: