Augusto Cury

Apesar dos nossos defeitos, precisamos enxergar que somos pérolas únicas no teatro da vida e entender que não existem pessoas de sucesso e pessoas fracassadas. O que existem são pessoas que lutam pelos seus sonhos ou desistem deles.

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Festa da Renascença movimenta Pesqueira


Do Caderno C/JC

O município de Pesqueira, localizado a 215 km do Recife, realiza de hoje a domingo a 8ª Festa da Renascença, que marca o encerramento do Festival Pernambuco Nação Cultural, promovido pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). A abertura oficial será realizada logo mais, às 21h, no palco da Praça Dom José Lopes. O espetáculo Sagração das etnias é o primeiro a se apresentar, seguido da banda pesqueirense Ópera Banda Show, da cantora Irah Caldeira e de Geraldo Azevedo, que irá apresentar antigos sucessos e músicas do disco O Brasil existe em mim, gravado em 2007.
Amanhã, as grandes atrações são o Forró Massa, Edilza, a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério e Nando Cordel. No sábado, o palco será comandado por Amaral e Banda Maralina, Edmison do Pífano, Joana e Maciel Melo. No domingo, Nadja Maria, Givaldo e Os Bons do Forró, Zeh Rocha e a Tecelagem e Som da Terra encerram a festa.
Antes dos shows de hoje, outras atividades tomam conta de Pesqueira. Na programação de artes plásticas, acontecem as intervenções urbanas Tela: processo de criação, Emoticone-se: seja você também um ícone e Desoriente.
Em Tela, que acontece apenas durante o dia de hoje, o artista plástico Carlos Frederico convida pintores locais para interagir com o público no processo de criação de um quadro. Já o projeto de Moacir Lago Jr., Emoticone-se, segue até o sábado e propõe capturar imagens dos transeuntes para elaborar ícones gráficos utilizados em bate-papos virtuais. Já Desoriente, de José Juvino da Silva Júnior, se estende até domingo.
Ainda hoje, às 17h, no Colégio Cristo Rei, será encenada a peça Dançando nas alturas, na qual são executadas coreografias de ritmos regionais sobre pernas-de-pau.
Já a Praça Comendador José Didier recebe a exposição Pernambuco nação do artesanato – Bordando cultura, durante todos os dias do evento, das 14h às 21h. A mostra apresenta cerâmicas, instrumentos, bordados, trabalhos indígenas e quilombolas. No mesmo local, também haverá apresentações diárias com o bonequeiro Mestre Saúba e oficinas de mamulengo.
Entre os dias 15 e 31 de agosto, também serão oferecidas quatro oficinas gratuitas nas áreas de dança, teatro, cinema e história. A ficha de inscrição pode ser solicitada pelo e-mail oficinas.pesqueira@gmail.com.

Nenhum comentário: