Augusto Cury

Apesar dos nossos defeitos, precisamos enxergar que somos pérolas únicas no teatro da vida e entender que não existem pessoas de sucesso e pessoas fracassadas. O que existem são pessoas que lutam pelos seus sonhos ou desistem deles.

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Lei Maria da Penha completa dois anos de criação


A Lei Maria da Penha completa, nesta quinta-feira (07), dois anos. Ela recebeu esse nome em homenagem a uma mulher que ficou paraplégica depois de, o próprio marido, tentar matá-la. Desde que a lei foi aprovada, em 2006, o rigor no combate à violência contra a mulher aumentou. Em Pernambuco, isso pode ser percebido nos números divulgados pela Polícia Civil.
Em janeiro de 2006, antes da lei ser aprovada, foram registrados seis flagrantes de violência contra a mulher no estado e 133 inquéritos foram encaminhados à Justiça. Oito meses depois, já foi possível perceber um aumento significativo no número de flagrantes: foram 191 e a Justiça também recebeu mais inquéritos: 833.
Ao longo dos últimos dois anos, houve uma redução no número de homicídios no estado. De janeiro a 05 de agosto de 2007, 169 mulheres foram mortas em Pernambuco. No mesmo período deste ano, foram 11 casos a menos, ou seja, 158 mulheres acabaram vítimas da violência.
De acordo com a delegada da mulher em Santo Amaro, Beatriz Gibson, a lei traz vários mecanismos de punição aos agressores da mulher, mas para que a mesma seja cumprida é preciso que as mulheres denunciem a violência. "A gente pune e tira o agressor do lar", garantiu.
Ainda de acordo com a delegada, uma grande barreira está no medo e na vergonha que a mulher vítima sente, por isso, lembrou ela, é importante o apoio da sociedade. "A sociedade pode e deve incentivar a mulher vítima a denunciar, pois só desta forma é possível fortalecer esta mulher e ajudá-la a romper com o ciclo de violência", disse a delegada.

Da Redação da TV Asa Branca
Com informações do pe360graus.com

Nenhum comentário: