Augusto Cury

Apesar dos nossos defeitos, precisamos enxergar que somos pérolas únicas no teatro da vida e entender que não existem pessoas de sucesso e pessoas fracassadas. O que existem são pessoas que lutam pelos seus sonhos ou desistem deles.

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Dia mundial de combate ao colesterol é celebrado hoje; saiba como se cuidar


Nesta sexta-feira (8) é celebrado o dia mundial de combate ao colesterol. De acordo com os médicos, o colesterol alto é um risco à saúde. Entre outros problemas, ele pode provocar o acidente vascular cerebral, também conhecido como derrame.
O colesterol é uma gordura que o nosso organismo usa para produzir hormônios, vitamina D e ácidos que ajudam na digestão. O problema é quando o colesterol começa a se acumular no corpo.
O fluxo sangüíneo pode ficar obstruído por causa da gordura que se prende às paredes das artérias. Se uma artéria que fornece sangue ao coração entupir, pode haver um ataque cardíaco. Caso a artéria obstruída seja responsável por conduzir o sangue até o cérebro, é grande o risco é de um derrame.
Quem quer cuidar da saúde sabe que o combate à gordura começa com exercício físico. Por isso, o funcionário público José Oliveira Júnior sempre costuma fazer caminhadas. “A minha taxa está normal dentro dos limites”, garante aliviado.
A aposentada Liane Cabral também diz que consegue manter as taxas em níveis normais com longas caminhadas que faz todas as noites. “Dá pra controlar e sem remédios”, afirma.
O cuidado com a alimentação também é fundamental para evitar o colesterol. Na tabela nutricional do restaurante em que Fernando Brasil gerencia está escrito que o percentual de gordura num sanduíche de hamburguer pode chegar a 56%. “Muita gente evita esse tipo de alimento, mas o que a gente tenta fazer é balancear a alimentação”, disse o gerente.
Alguns hábitos são importantes para evitar o aumento indesejável na taxa colesterol: na hora de fazer o prato, comece pelas saladas usando vinagre e óleos leves como o azeite ou óleo de canola.
Se comer pães, prefira os mais simples: evite croissants, pães doces e roscas com frutas. Troque a manteiga pela margarina tipo light.
Legumes e cereais fazem parte de uma boa dieta. Assim, inclua na sua alimentação milho, trigo aveia, lentilha, grão-de-bico, ervilhas e feijões.
O frango deve ser sem pele e sempre cozido ou grelhado. As carnes devem estar sem gordura. Se comer hamburguer, dispense molhos à base de maionese e queijo.
Escolha peixes sempre cozidos ou ensopados. Evite salsichas e outros embutidos. Vegetais podem ser consumidos à vontade – cozidos ou crus.
Guloseimas como doces, sorvetes e chocolates devem ser trocados por frutas da época. O médico endocrinologista Gustavo Caldas confirma que o cuidado com a alimentação é fundamental.
“O problema é assintomático. Por isso, é muito importante cuidar da alimentação, da saúde, procurar sempre um médico para uma avaliação global, saber os riscos e obter uma orientação alimentar”, afirmou o médico. “Quem já tem casos na família, o cuidado deve ser redobrado e começar desde jovem”, concluiu.

da redação do pe360graus.com

Nenhum comentário: