Augusto Cury

Apesar dos nossos defeitos, precisamos enxergar que somos pérolas únicas no teatro da vida e entender que não existem pessoas de sucesso e pessoas fracassadas. O que existem são pessoas que lutam pelos seus sonhos ou desistem deles.

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Mestre Salu passa por procedimento cirúrgico para substituir marcapasso


A cirurgia para substituição do marcapasso do artista popular Mestre Salu teve início por volta das 11h desta sexta-feira (8). Manoel Salustiano Soares, 62 anos, tem doença de chagas, que provoca um aumento do coração, e já usava o aparelho para estimular o órgão há cerca de 20 anos.
O marcapasso tem um tempo de vida útil de aproximadamente 10 anos. Mestre Salu estava com o aparelho há mais de nove anos e já tinha uma cirurgia de substituição marcada para o início do próximo mês. No entanto, uma parada cardíaca ocasionada por uma falha nesse aparelho, na madrugada desta sexta-feira, fez com que o procedimento médico fosse antecipado.
Na hora do infarto, Mestre Salu estava em sua casa, no bairro de Cidade Tabajara, em Olinda. Ele foi socorrido às pressas e levado para a UTI do Pronto-Socorro Cardiológico de Pernambuco (Procape), no Recife, onde está sendo operado. Ainda de madrugada, foi preciso realizar um procedimento para trocar o gerador do marcapasso que está sendo substituído por um novo.
De acordo com profissionais do Procape, o estado de saúde do artista é estável. Manoel Salustiano Soares nasceu em Aliança, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, no dia 12 de novembro de 1945. Foi um dos maiores dançadores de cavalo-marinho da região, interpretando diversos personagens. Ele tem quatro CDs gravados: Sonho da Rabeca, As três gerações, Cavalo-marinho, Mestre Salu e a sua rabeca encantada.
Mestre Salu é um dos grandes responsáveis pela preservação da ciranda, do pastoril, do coco, do maracatu, do caboclinho, do mamulengo, do forró, do improviso da viola e de outros folguedos populares do folclore nordestino.
O título de Mestre, ele ganhou por ter interpretado por nove anos o papel de Mateus. É considerado um dos grandes nomes do maracatu em Pernambuco, uma das maiores autoridades em cultura popular no Estado. Em 1997, ele fundou o Maracatu Piaba de Ouro. Ele também é o comandante do cavalo-marinho Boi Matuto, que criou em 1968, e do Mamulengo Alegre.

da redação do pe360graus.com

Nenhum comentário: