Augusto Cury

Apesar dos nossos defeitos, precisamos enxergar que somos pérolas únicas no teatro da vida e entender que não existem pessoas de sucesso e pessoas fracassadas. O que existem são pessoas que lutam pelos seus sonhos ou desistem deles.

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Ministro garante conversores populares até o Natal


RIO - O ministro das Comunicações, Hélio Costa, disse nesta sexta-feira, durante o lançamento de transmissão de TV Digital de uma emissora no Rio, que até o final do ano todas as capitais brasileiras terão disponíveis para venda os conversores populares, a R$ 199.
Por enquanto a venda de conversores está restrita a São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia e Belo Horizonte, para onde o ministro seguiu para o lançamento dos conversores populares naquela capital.
Segundo o ministro, a produção atual de 100 mil unidades mensais ainda não dá conta da demanda pelos aparelhos. Mais a sua previsão é que até o Natal os dois únicos fabricantes destes modelos já terão uma produção mensal de 400 mil unidades.
O ministro também acredita que o preço de R$ 199 deverá baixar, mas não quis arriscar uma margem de redução. Para Hélio Costa a produção brasileira de conversores populares poderia ser maior, mas falta interesse das empresas.
- As grandes empresas não se interessaram em fazer o conversor popular porque preferem vender os televisores que já vem com o conversor, mas para o govermno é fundamental que mais empresas se interessem porque entendemos que 80 milhões de pessoas precisam ter acesso à TV Digital.

Governo estuda também modelo de rádio digital

O governo e um grupo de trabalho formado por emissoras estão estudando há cerca de dois anos a criação da rádio digital no país. Para o ministro, o mais importante mostrado até agora pelo grupo de trabalho é que, especificamente no Brasil, será necessário um sistrema de rádio digital que contemple a freqüência modulada (FM) e as ondas médias (AM). Isso porque, segundo o ministro, não há como fazer a separação dessas duas faixas.
Hélio Costa também disse que o modelo a ser adotado pela rádio digital ainda não foi definido, mas que a transmissão digital será dentro da faixa analógica existente, para que seja possível criar novas rádios e assim democratizar a transmissão. Hélio Costa destacou ainda que a produção de transmissores digitais para rádio deverá ser feita no Brasil.

Da Agência Globo

Nenhum comentário: