Augusto Cury

Apesar dos nossos defeitos, precisamos enxergar que somos pérolas únicas no teatro da vida e entender que não existem pessoas de sucesso e pessoas fracassadas. O que existem são pessoas que lutam pelos seus sonhos ou desistem deles.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Lula admite possibilidade de cortar verba dos ministérios


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu hoje (21) a possibilidade de reduzir orçamentos caso os impactos da crise financeira mundial afetem a economia brasileira.
“Eu não posso assumir o compromisso com vocês, se houver uma crise econômica, que abale o Brasil, quer dizer, que vai manter todo o dinheiro de todos os ministérios como está, até porque, se a União arrecada menos, vai ter menos dinheiro para todo mundo. Só para a gente também não vender ilusão aqui”, disse a integrantes da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em discurso de comemoração dos 60 anos da instituição.
Lula disse, ainda, que pretende fazer o sucessor nas eleições presidenciais de 2010, em resposta a integrantes da SBPC que demonstraram preocupação com a continuidade dos programas e investimentos em ciência e tecnologia após o fim de seu mandato.
“Alguns companheiros levantaram aqui a idéia do que vai acontecer quando a gente deixar o governo. Primeiro, confesso a vocês que eu espero que eu venha fazer a sucessão para garantir a continuidade.” Depois, completou: “se for gente que a gente consiga eleger vai ficar mais fácil ele cumprir por que já aprendeu nesses oito anos fazer o caminho das pedras”.
O presidente falou ainda sobre seu otimismo, demonstrado nas declarações que tem feito sobre os efeitos da crise no Brasil. “Tem gente que fala que sou muito otimista, que eu deveria falar com menos otimismo. Não posso. Imagina você ir no hospital visitar um companheiro que está em fase terminal e dizer: ontem morreu um cara assim, igual a você”.
Segundo ele, é preciso manter o otimismo e trabalhar para que as coisas ruins não aconteçam. Na avaliação do presidente, o Brasil tem um instrumento importante para evitar a crise que é o potencial do mercado interno.
“Por isso que não quero diminuir crédito e tenho dito que ninguém pare de comprar sua televisão, sua geladeira, se não tiver as pessoas comprando não tem fábricas produzindo, comércio vendendo e, aí, entramos mesmo em recessão”, justificou.
Esta é a primeira vez que um presidente da República visita a SBPC desde sua criação, em 8 de julho de 1948. No evento de comemoração dos 60 anos da entidade, Lula recebeu o certificado de sócio ativo.

Da Agência Brasil

Nenhum comentário: