Augusto Cury

Apesar dos nossos defeitos, precisamos enxergar que somos pérolas únicas no teatro da vida e entender que não existem pessoas de sucesso e pessoas fracassadas. O que existem são pessoas que lutam pelos seus sonhos ou desistem deles.

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Novo medicamento será incluído no coquetel antiaids


O Ministério da Saúde informou nesta sexta-feira que incluirá o medicamento raltegravir na lista de anti-retrovirais fornecidos pelo Sistema Único de Saúde para o tratamento da aids. A decisão da Comissão de Incorporação de Tecnologias (Citec) já foi ratificada pelo ministro José Gomes Temporão. O coquetel antiaids, como é popularmente conhecida a terapia, é responsável pela melhoria da qualidade de vida dos pacientes de aids.
De acordo com o ministério, em meados de setembro, o Comitê Assessor de Terapia Anti-retroviral de Adultos, ligado ao Programa Nacional de DST e Aids, já havia avaliado e recomendado a inclusão do medicamento. A partir de agora, iniciam-se as negociações com o laboratório Merck Sharp & Dohme para a aquisição dos comprimidos importados.
O medicamento raltegravir faz parte de uma nova classe de agentes anti-retrovirais, chamada de inibidores de integrase. Ele impede a inserção do DNA viral do HIV no DNA humano. Trata-se de um novo mecanismo, que reduz a capacidade do vírus da aids de se replicar e infectar novas células.
"Essa é uma alternativa para melhorar a qualidade de vida de quem já não responde ao tratamento disponível", afirma o diretor-adjunto do Programa Nacional de DST e Aids, Eduardo Barbosa.
O Ministério da Saúde informou que os beneficiados serão os que já desenvolveram multirresistência a outros remédios e, por isso, estão em falência imunológica. A expectativa é que até o fim de 2009, mil pacientes tenham a droga no tratamento. A prescrição será feita a cada pessoa por seu próprio médico.

Da Agência Globo

Nenhum comentário: