Augusto Cury

Apesar dos nossos defeitos, precisamos enxergar que somos pérolas únicas no teatro da vida e entender que não existem pessoas de sucesso e pessoas fracassadas. O que existem são pessoas que lutam pelos seus sonhos ou desistem deles.

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Para evitar as contas, Procon aconselha comprometer menos de 50% da renda


Dívidas com cartão de crédito, cheque especial, carnês de loja e financeiras: esses problemas tiram o sono de muita gente. Para algumas pessoas, o crédito fácil leva ao endividamento fácil. Para não ter problemas com contas – que não param de chegar –, o Procon aconselha a não comprometer grande parte da renda.
As armadilhas do consumo são muitas, como pagar o valor mínimo do estrato do cartão de crédito, por exemplo, ou créditos acessíveis em financiadoras sem a necessidade de comprovação de renda. “Tem que se priorizar o essencial e não se deixar levar por essas ofertas de publicidade. Cortar os gastos supérfluos, como academia, um curso de especialização que pode deixar para depois”, afirma Solange Ramalho, gerente de fiscalização do Procon.
“Mudar o celular de conta para cartão e deixar de fazer ligações por um tempo também são alternativas”, completa. “E nunca comprometer mais de 50% da renda com pagamentos e contas”, diz ainda a gerente de fiscalização do Procon. E pra quem este devendo na praça, Solange informa que os credores não têm o direito de expor o endividado.
“Está no Código de Defesa do Consumidor: ninguém pode ser preso ou submetido a situação vexatória porque tem dívidas”, conclui. Nesses casos, quem se sentir prejudicado pode entrar em contato com o Procon pelo telefone 0800.282.1502, ou ir até a sede do órgão, na Avenida Conde da Boa Vista, perto da Praça do Derby.

da redação do pe360graus.com

Nenhum comentário: