Augusto Cury

Apesar dos nossos defeitos, precisamos enxergar que somos pérolas únicas no teatro da vida e entender que não existem pessoas de sucesso e pessoas fracassadas. O que existem são pessoas que lutam pelos seus sonhos ou desistem deles.

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Termina hoje o prazo de vacinação contra aftosa


Da Redação da TV Asa Branca

Termina nesta sexta-feira (31) o prazo de vacinação do rebanho contra a febre aftosa. Os criadores têm que apresentara a nota fiscal de compra da vacina na sede da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária (Adagro). Quem não vacinar o gado, será multado.
Uma dose da vacina, vendida nas farmácias veterinárias, é suficiente para proteger o gado de um inimigo poderoso. A febre aftosa, transmitida por um vírus, não mata, mas traz grandes prejuízos aos pecuaristas.
O Brasil é o maior exportador de carne bovina do mundo e a doença, altamente contagiosa, se espalha de maneira rápida.
Pernambuco está há dez anos sem nenhum caso de febre aftosa. Desde 2006, as campanhas de vacinação têm atingido quase todo o rebanho. Na última etapa, em abril passado, foram imunizados 97% dos mais de 2,1 milhões de animais do estado.
Santa Catarina é o único estado do país livre da doença sem vacinação. No nordeste, apenas os estados de Sergipe e Bahia estão livres da doença com vacinação. Os criadores que não imunizarem seus rebanhos vão pagar multa, que varia de R$ 60 a R$ 1,5 mil.

Nenhum comentário: