Augusto Cury

Apesar dos nossos defeitos, precisamos enxergar que somos pérolas únicas no teatro da vida e entender que não existem pessoas de sucesso e pessoas fracassadas. O que existem são pessoas que lutam pelos seus sonhos ou desistem deles.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

PE registra 37 crimes contra a mulher em 2008

Da Redação da TV Asa Branca
Com informações do pe360graus

O Departamento de Polícia da Mulher de Pernambuco registrou 37 crimes passionais comprovados de janeiro a outubro deste ano. No mesmo período do ano passado, foram 43. Os crimes passionais são aqueles que envolvem relacionamento amoroso, afetivo ou sexual. Mas até que ponto a paixão pode transformar uma pessoa em criminosa?
O psicanalista José Carlos Escobar acredita que os crimes desse tipo acontecem porque o agressor perde a noção de individualidade da pessoa amada. “Uma pessoa q não reconhece a outra com autonomia e individualidade, passando a tratá-la como objeto. Diante da ameaça de perdê-lo, não deixa. É quando acontecem casos como o desse rapaz que seqüestrou a ex-namorada em São Paulo”, explica o especialista.
“Não pode chamar isso de amor, de paixão”, completa. “E as famílias precisam estar atentas e não pode distorcer essa conduta doentia com proteção, achar que é cuidado, quando, na verdade, é um sentimento de posse, de domínio, que não faz bem a nenhum dos dois”, afirma Escobar.
Dados do Departamento da Mulher da Polícia Civil de Pernambuco apontam que 228 mulheres foram mortas em Pernambuco no ano passado. Em 2008, as vítimas já somam 222. E de janeiro e outubro deste ano, foram registrados 6.954 casos de injúria e agressão no Departamento da Mulher: a maioria dos casos são configurados como crime passional. “Para que seja configurado crime passional, o agressor e a vítima têm que ter um laço afetivo configurado entre si”, explica a delegada Lenise Valentim.
“O fato de ter envolvimento com a vítima não impede que o agressor responda pelo crime que cometeu”, diz a delegada. “Nessa nossa cultura machista, as mulheres acabam sendo mais vítimas desse tipo de crime. Por isso, estamos ampliando o número de delegacias especializadas das mulheres no estado. Até o final do ano, além de Petrolina, Caruaru e das duas em Recife, mais três unidades especializadas devem ser instaladas em Garanhuns, Surubim e Paulista”, assegura Lenise. Os casos podem ser denunciados pelo disque-denúncia, através do telefone (81) 3421.9595.
A polícia de Pernambuco conta com uma equipe especializada para agir em casos como o do seqüestro que resultou na morte de jovem Eloá Pereira, 15 anos, no município de Santo André, em São Paulo, na última semana. O caso chocou o País.
O ex-namorado dela, Lindemberg Alves, 22 anos, manteve a garota e a amiga reféns por mais de cem horas, no apartamento da vítima. “Qualquer delegacia, qualquer policial pode ser avisado sobre o caso e tomar as primeiras medidas, mas essa equipe especializada será acionada e tomará à frente nas negociações”, informa a delegada Lenise Valentim.

Nenhum comentário: