Augusto Cury

Apesar dos nossos defeitos, precisamos enxergar que somos pérolas únicas no teatro da vida e entender que não existem pessoas de sucesso e pessoas fracassadas. O que existem são pessoas que lutam pelos seus sonhos ou desistem deles.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Adagro inicia combate aos morcegos no Sertão


Da Redação da TV Asa Branca
Com informações do pe360graus.com


Técnicos da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), a partir desta segunda-feira (17), realizam um trabalho especial no Sertão do estado para combater os morcegos hematófagos – que se alimentam de sangue – e podem transmitir o vírus da raiva.
“Duas equipes estão sendo deslocadas para a região, para ações de combate ao animal”, diz Erivânia Camelo, gerente geral da Adagro. “Essa é uma semana ideal para esse tipo de trabalho por causa da lua, que nasce às onze da noite e os morcegos têm hábitos noturnos”, completa.
“Vamos montra armadilhas e, ao capturarmos o animal, colocamos uma pasta na boca dele e o soltamos. Como eles têm o costume de se lamberem, cada animal que capturamos corresponde a 20 eliminados no abrigo deles próprios”, explica Erivânia.
A ação foi motivada após o caso do adolescente Marciano Menezes da Silva, 15 anos, que foi infectado pelo vírus no município de Floresta, a aproximadamente 440 km do Recife, quando foi mordido por um morcego. O estudante estava dormindo quando foi mordido, no dia 7 de setembro deste ano.
Internado no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), no Recife, Marciano foi submetido a um tratamento criado nos Estados Unidos, em 2004 e, apesar da confirmação de que o vírus não permanece mais no seu organismo, ele permanece internado.
“Ele continua sedado para controlar convulsões, mas talvez nós comecemos a tirar a sedação, se o quadro de saúde continuar estabilizado, sem grandes complicações”, afirmou o médico do HUOC Gustavo Trindade.
O médico Gustavo Trindade explicou que o vírus pode ficar incubado até um ano para se manifestar. “O normal é que esse período seja de 30 a 45 dias”, afirmou. No caso de Marciano Menezes, os sintomas só apareceram cerca de um mês depois.
“os principais são formigamento, dormência, comprometimento do sistema nervoso, distúrbio de comportamento e hidrofobia, que é o medo de água, em 50% dos caso”, disse o médico.
“O ideal é lavar bem o local da mordida com água e sabão, o que ajuda na inibição do vírus, e procurar imediatamente orientação médica”, declarou Gustavo Trindade.
A doença é causada por um vírus que pode ser transmitido por diversos mamíferos. Gato, cachorro e morcego são os principais vetores de infecção nos seres humanos.
O contágio se dá através da mordida, lambida ou arranhões de animais que tenham o vírus. Por isso, qualquer pessoa que for mordida por um animal deve procurar uma unidade médica para tomar o soro anti-rábico.
Se possível, o animal também deve passar por exames para saber se tem o vírus ou não. Constatada a doença, o animal deve ser sacrificado.
De acordo com a Secretaria de Saúde de Pernambuco, o último registro da doença no estado tinha sido em 2006, em Santa Maria da Boa Vista, também no Sertão.

Nenhum comentário: