Augusto Cury

Apesar dos nossos defeitos, precisamos enxergar que somos pérolas únicas no teatro da vida e entender que não existem pessoas de sucesso e pessoas fracassadas. O que existem são pessoas que lutam pelos seus sonhos ou desistem deles.

sábado, 1 de novembro de 2008

Campanha de vacinação anti-rábica começa no dia 8


Campanha de vacinação anti-rábica começa no dia 8A Secretaria Estadual de Saúde (SES), por meio da Gerência de Vigilância Ambiental, inicia no dia 8 de novembro a Campanha Nacional de Vacinação Anti-rábica Canina e Felina, com a seguinte mensagem: “Raiva mata, vacina protege!”. A campanha seguirá até o dia 8 de dezembro, em todos os municípios pernambucanos e pretende imunizar cerca de 1,3 milhão de cães e gatos, em 6,6 mil postos fixos. O objetivo da campanha é controlar a circulação do vírus da raiva canina e felina, prevenindo a raiva humana.
A raiva é uma doença viral e infecciosa, transmitida por mamíferos. Cabe aos serviços de Saúde municipais o controle da transmissão da doença na zona urbana (na zona rural, a vigilância sobre os animais fica a cargo da Adagro). Como nas áreas urbanas os transmissores são basicamente os animais domésticos, a campanha de vacinação contempla, apenas, as populações canina e felina. Para isso, ao todo, serão disponibilizadas 1,5 milhão de doses, com o objetivo de imunizar, pelo menos, 80% da população canina do Estado. A meta brasileira é de que a raiva humana seja erradicada até o final desta década.
Só através da vacina de cães e gatos é que pode ser evitada a raiva humana. A raiva é uma doença 100% letal, transmissível de animal para animal e de animal para o homem, por meio da saliva. A passagem do vírus se dá no momento da mordida, arranhão e lambedura de qualquer mamífero infectado. Os cães são responsáveis pela maioria dos casos de transmissão da doença para o homem. Animais silvestres, como morcegos, raposas e macacos também podem transmiti-la.
Recomendações médicas - Ao ser agredida por um animal, a pessoa deve lavar imediatamente o ferimento com água e sabão, e procurar com urgência o Posto de Saúde mais próximo. Cães raivosos apresentam sintomas como: agressividade (atacando pessoas e objetos) ou tristeza (procurando lugares escuros), salivação excessiva, dificuldade para engolir, latido rouco e paralisia das patas traseiras. Nos humanos, a doença ataca o sistema nervoso central, levando à morte.
Vale lembrar que o tratamento profilático anti-rábico também é recomendado para toda agressão por espécie silvestre (morcegos, raposa/cachorro do mato e sagüis). O soro e a vacina para esse tratamento estão disponibilizados na rede do SUS, gratuitamente. A vacina anti-rábica canina também é gratuita. O único meio de prevenir a ocorrência da doença em áreas urbanas é por meio da vacinação anual de cães e gatos.

Nenhum comentário: