Augusto Cury

Apesar dos nossos defeitos, precisamos enxergar que somos pérolas únicas no teatro da vida e entender que não existem pessoas de sucesso e pessoas fracassadas. O que existem são pessoas que lutam pelos seus sonhos ou desistem deles.

sábado, 22 de novembro de 2008

Pacote educação todo professor com notebook


Mirella Marques // Diario
Chegar à final de um concurso internacional mudou a vida da professora pernambucana Cláudia de Almeida, da Escola Estadual Joaquim Mendes da Silva, no município de Carnaíba. Além do reconhecimento e da viagem a Hong Kong no início do mês, a educadora ganhou um instrumento de trabalho inestimável: um notebook. Com ele, suas aulas tornaram-se mais atrativas e o processo de aprendizagem dos estudantes mais fácil. Se depender do governo, no ano que vem os 26 mil professores em atividade no estado terão o privilégio da colega sertaneja. Ontem, o governador Eduardo Campos encaminhou projeto de lei à Assembléia Legislativa para a criação de um bônus de R$ 2,3 mil, que será doado a cada profissional. O valor será exclusivo para a compra de laptops. O investimento total com o programa Professor Conectado é da ordem de R$ 60 milhões.
Se aprovado com rapidez pelos deputados estaduais, o projeto de lei passa para sua 2ª fase. O governo abrirá concorrência para as empresas interessadas e definirá o nome das vencedoras em até 45 dias. O processo de aquisição das máquinas é simples. Depois que receber o contracheque com o bônus, o professor poderá escolher seu notebook no link da Agência de Tecnologia de Pernambuco (ATI), disponível no Portal do Servidor. A compra será entregue em 30 dias no endereço indicado pelo beneficiado. Os computadores terão configuração mínima de 2 GB de RAM e 8GB de HD; além dos softwares educacionais Educandus, Enciclopédia e Dicionário. Apesar dos computadores gratuitos, os gastos com os servidores de internet serão pagos pelos próprios professores.

Projeto de lei foi encaminhado à Assembléia

A idéia sugerida ontem já existe nas redes de São Paulo e do Rio de Janeiro há cerca de dois meses. De acordo com o governador Eduardo Campos, o programa vai valorizar e promover a inclusão digital do professor, deixando-o mais próximos da realidade dos estudantes. Na última pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), verificou-se que quase 50 milhões de pessoas têm acesso à internet no país. Sessenta por cento delas com idades entre 10 e 35 anos. "Estamos oferecendo melhores condições de trabalho aos professores. Com o computador, eles podem preparar aulas mais atrativas para seus alunos", disse o governador Eduardo Campos, durante lançamento de um pacote para o setor, no Palácio do Campo das Princesas. O secretário de Educação, Danilo Cabral, também acredita em mudanças. "Daremos um salto qualitativo na educação de Pernambuco", explicou.
A notícia foi recebida com festa pela professora de matemática Maria do Carmo Pimentel, da Escola Estadual Alfredo Freire, no bairro de Água Fria, Zona Norte do Recife. "Esse projeto é uma maravilha! Como sou professora de matemática, tenho que trabalhar muitos conteúdos sobre os sólidos geométricos. Nos livros, os alunos não conseguem entender a dimensão das figuras", comemorou. A opinião é compartilhada pela colega Socorro Feitosa, que trabalha na rede estadual em Garanhuns. "O computador vai melhorar muito a didática em sala", apostou.
Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Educação em Pernambuco (Sintepe), Heleno Araújo, o novo programa do governo atende uma antiga reivindicação da classe trabalhadora. "Além da melhoria salarial, também pedíamos uma ampliação no acesso à informação. A chegada dessas máquinas vai facilitar isso através da internet", informou.

Nenhum comentário: