Augusto Cury

Apesar dos nossos defeitos, precisamos enxergar que somos pérolas únicas no teatro da vida e entender que não existem pessoas de sucesso e pessoas fracassadas. O que existem são pessoas que lutam pelos seus sonhos ou desistem deles.

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Caminhada marca Dia da Luta contra AIDS em Pernambuco


Na próxima segunda-feira, 1º de dezembro, é comemorado o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. Em Pernambuco, uma caminhada pretende denunciar a falta de assistência às pessoas que vivem com HIV/AIDS.
A caminhada tem concentração às 9h e sai da sede da ONG GTP até ao Palácio do Governo.
De acordo com os movimentos da Articulação AIDS, na Região Metropolitana do Recife a situação enfrentada pelos HIV positivos é de falta medicamentos para as doenças oportunistas e falta de leitos para pessoas que vivem com o vírus, pois atualmente só há 137 leitos no estado. A demora na entrega dos resultados dos exames de CD4 e Carga Viral, essenciais para a vida das pessoas soropositivas ao HIV, também é outro problema enfrentado. A entrega,que deveria ser de um mês, chega a demorar até quatro meses.
O interior do Estado também enfrenta dificuldades, segundo os movimentos. Faltam preservativos, principalmente femininos. Apesar de ter financiamento, não foi implementado o Centro de Testagem Anônima (CTA) no município de Abreu e Lima. Além disso, a Articulação AIDS em Pernambuco questiona os 17 municípios que recebem recursos do Ministério da Saúde, para trabalhar a prevenção e a assistência a AIDS, e que não apresentam nenhuma melhoria nos atendimentos.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, foram registrados até hoje 12.301 casos de HIV/AIDS em Pernambuco. Só este ano, mais 304 casos foram notificados. A faixa etária é de 30 a 39 anos. De 2001 a 2008, 69,1% foram heterossexuais.

Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Nenhum comentário: