Augusto Cury

Apesar dos nossos defeitos, precisamos enxergar que somos pérolas únicas no teatro da vida e entender que não existem pessoas de sucesso e pessoas fracassadas. O que existem são pessoas que lutam pelos seus sonhos ou desistem deles.

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Governo lança projeto de apoio ao cultivo da mandioca


Tribuna Online

“Esse projeto prevê mobilizar, sensibilizar, qualificar e inserir os agricultores e suas famílias na cadeia produtiva da mandioca, apoiando o fortalecimento sustentável dessa cultura. A proposta é incrementar o acesso, a liquidez do crédito e o aumento da renda”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra Coelho.
Coordenado pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico, de Agricultura e Reforma Agrária em parceria com o Instituto Agronômico de Pernambuco - IPA, Banco do Brasil e Mina Grande Agroindustrial, o projeto prevê o plantio de cinco mil hectares de mandioca no Agreste, até o final de 2009. Nesse período, o Governo apoiará 1.700 agricultores, em todas as etapas do processo produtivo.
A produção estimada é de 80 mil toneladas de raiz de mandioca, o que contribuirá com a criação de 335 mil empregos diretos temporários no cultivo e sete mil ocupações indiretas. Entre outras ações previstas, há ainda o incentivo a 28 grupos de mulheres e jovens rurais na produção artesanal de alimentos à base de mandioca.
O projeto contribuirá para a redução da importação de 27 mil toneladas da farinha de fécula de mandioca, minimizando os custos do produto para os consumidores e a evasão da receita estadual. “Queremos aquecer o mercado, promover a geração de emprego e renda por meio da área cultivada e produtividade do plantio”, ressaltou o secretário Fernando Bezerra Coelho.
O investimento no projeto é da ordem de R$ 7,5 milhões dos quais 95% são oriundos de empréstimos bancários e os outros 5% de recursos próprios dos produtores. Haverá uma circulação de capital, na região, da ordem de R$ 12,4 milhões provenientes da venda de 80 mil toneladas da raiz da mandioca.
Nesta ação, o Programa de Desenvolvimento Regional Sustentável da Mandiocultura no Agreste Pernambucano envolverá várias prefeituras, entidades sindicais e de apoio a pequenos empresários e ensino, como o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Pernambuco - Sebrae, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Senar/PE, Universidade Federal Rural e Embrapa.
Tradição - A mandioca é base para a receita de pratos típicos da região. Ela é tida como uma cultura de grande importância social, já que está presente na alimentação de mais de 700 milhões de pessoas nos países em desenvolvimento, principalmente nas áreas mais pobres da região Nordeste do Brasil.
No País, 33,9% da produção da raiz é dirigida à alimentação humana e 50,2% à alimentação animal. Em Pernambuco, os destinos se invertem; 59,1% são destinadas à alimentação humana e 25% para a dieta animal. No Nordeste, a raiz se transforma em farinha de mesa, goma e outros subprodutos. Em pequena escala, as folhas já são utilizadas como farinhas de suplemento alimentar, fonte de Vitamina A.

Nenhum comentário: